Internacionalização

IFG assina Protocolo de Intenções da Rede Goiana de Educação Internacional

Reitores, Governador do Estado e secretários participam de solenidade de assinatura de ProtocoloEm solenidade presidida pelo Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, foi assinado o Protocolo de Intenções da Rede Goiana de educação Internacional (RGEI). O Instituto Federal de Goiás, representado pelo reitor em exercício e diretor executivo, Adelino Candido Pimenta, assinou o protocolo, bem como outras cinco instituições de ensino superior goianas.

Essa parceria tem um papel significativo e relevante para as parcerias internacionais, pois essa articulação irá fortalecer todas as instituições envolvidas ao mesmo tempo, possibilitando que ofereçam aos seus estudantes cada vez mais oportunidades de mobilização internacional e conhecimento acadêmico”, destacou o professor Adelino Candido. Durante a solenidade, o Governador Marconi Perillo recomendou a Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Goiás que, a partir de agora, em todas as missões do Governo ao exterior, que estenda o convite às instituições da Rede para participação.

O Protocolo de Intenções objetiva a criação de um grupo de colaboração para promover e fomentar a cooperação internacional das instituições de ensino superior do Estado de Goiás com universidades e centros de pesquisas estrangeiros, por meio de ações conjuntas, troca de informações e experiências relacionadas à cooperação internacional. O grupo formado recebeu o nome de Rede Goiana de Educação Internacional (RGEI).

A iniciativa surgiu em razão de que os participantes consideram que as parcerias internacionais nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e ensino superior são importantes instrumentos nas estratégias de inserção dos países em desenvolvimento na economia global. Para tanto, também é essencial o reconhecimento, pelas partes, da importância da internacionalização do Ensino Superior de Goiás, principalmente no que se refere à mobilidade acadêmica dos alunos, professores e pesquisadores e a realização de pesquisa conjunta com instituições estrangeiras, além de outras ações que impulsionam a pesquisa de ponta e o acesso à Economia do Conhecimento. Há também o anseio das instituições de ensino superior goianas de se internacionalizarem e trocarem experiências sobre seus processos de contato com o exterior.

Governador entre os Reitores das instituições de ensino que integram a RedeTambém estiveram presentes na solenidade, secretários de Estado e os representantes das instituições que integram a RGEI: Carlos Hassel Mendes da Silva (Reitor do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA); Orlando Afonso Valle do Amaral (Reitor da UFG); Haroldo Reimer (Reitor da UEG); Wolmir Amado (Reitor da PUC Goiás) e Vicente Pereira de Almeida (Reitor do IF Goiano).

Assista a entrevista do reitor em exercício, Adelino Candido Pimenta, ao site de notícias A Redação: http://aredacao.com.br/noticias/78012/governo-assina-termo-para-criacao-da-rede-goiana-de-educacao-internacional

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria/Fotografias: UniEvangélica.